Dezenove entidades de Santos serão beneficiadas em 2018 com a destinação de R$ 694 mil em emendas parlamentares reservadas pelo vereador Bruno Orlandi (PSDB), o valor previsto é o mesmo para cada um dos 21 vereadores santistas. Obrigatoriamente, 50% dos recursos serão destinados para a área da Saúde. A outra metade será enviada a entidades assistenciais, esportivas e instituições ligadas ao turismo e segurança.

A medida, que garante uma maior participação do Legislativo na definição da aplicação dos recursos públicos municipais, é resultado de uma alteração feita na Lei Orgânica (espécie de Constituição do Município) em dezembro de 2016.

Anteriormente, a legislação municipal garantia o direcionamento de 0,34% das receitas da Administração para essa finalidade, mas uma nova regra foi apresentada pela Câmara, para que essa política esteja em consonância com a Constituição Federal.

Para conhecer as entidades contempladas pelas emendas do vereador Bruno Orlandi, acompanhe nosso trabalho também nas redes sociais.

Curta nossa página e acompanhe!

Lar Espírita Mensageiros da Luz: trabalho de excelência em Santos

 

No início de março, o vereador Bruno Orlandi foi até o Lar Espírita Mensageiros da Luz, em Santos, para acompanhar de perto o dia a dia das crianças e conversar com a equipe dedicada que trabalha na instituição localizada no bairro da Encruzilhada. 

O Lar Espírita Mensageiros da Luz atende em regime de abrigo crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, com deficiência (especificamente paralisia cerebral) e também possui um trabalho extensivo às famílias. Abriga pessoas procedentes de toda Região Metropolitana da Baixada Santista, realidade que coloca a entidade como referência única em nossa região.

Em 2018, a entidade será uma das instituições contempladas com o recebimento de recursos via emenda parlamentar apresentada por Bruno Orlandi na Câmara Municipal de Santos. Segundo a presidente Edna Kodja Daguer, esse auxílio fará muita diferença para a manutenção da entidade.

“A emenda vai nos ajudar muito, pois vai nos trazer uma economia na compra de muitos produtos.”, ressalta Edna.

A instituição abriga hoje cerca de 30 crianças (na faixa etária entre 11 meses e 55 anos) e conta com uma equipe multidisciplinar que inclui profissionais como fisioterapeutas e psicóloga.

“Nós hoje temos 70 funcionários e eles (as crianças acolhidas) recebem todo tipo de tratamento aqui dentro. Nós damos todo o suporte na área médica, mas, também, o nosso carinho e o nosso trabalho espiritual”, afirma Edna.

Os deficientes em risco pessoal e social chegam ao Lar Espírita Mensageiros da Luz de diversas formas: encaminhados pelo Poder Judiciário, Conselho Tutelar, Poder Executivo Municipal ou espontaneamente.

História

O Mensageiros da Luz surgiu a partir do grupo kardecista pertencente ao Centro Espírita Henrique Seara, que teve a ideia de criar um Lar para pessoas com deficiência oriundas de famílias em situação socioeconômica extremamente precária.

Em 1969, ocorreu o primeiro abrigamento e, a seguir, começavam a chegar novos casos. A edificação, que era apenas um sobrado, precisou ser ampliada e atualmente possui três andares, onde existem: uma secretaria, um salão para palestras, quatro salões dormitórios, uma cozinha, uma despensa, uma lavanderia industrial e seis banheiros.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.